Ílhavo: "PS dá mostras completo desconhecimento sobre cheque veterinário" - Câmara de Ílhavo.

2018-02-06 12:13

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo afirma que o PS não fez contas ao processo de esterilização de animais quando crítica a opção pelo protocolo celebrado com a Ordem dos Médicos Veterinários.

Esse acordo assente num programa, que é nacional, vai permitir o cumprimento das campanhas de esterilização de animais abandonados, errantes e de companhia, e reflete, segundo a autarquia, a “preocupação” pela promoção da saúde pública, pela educação e sensibilização para as boas práticas do bem-estar animal e prevenção do abandono dos animais.

O PS defende que as campanhas de esterilização deveriam ser assumidas pelos serviços do Canil como solução “mais económica”.

“Os Vereadores do Partido Socialista afirmam que a realização deste programa seria exequível e menos oneroso se efetuado diretamente pelos serviços municipais, sem que para tal tenham apresentado um exercício orçamental, um único valor ou custo, que fundamentasse tal posição e dando mostras de um completo desconhecimento das exigências que o programa implica, nomeadamente em materiais, equipamentos, espaços físicos que o CROAC de Ílhavo, nesta data, não comporta".

"Para além das exigências ao nível dos recursos humanos que, à data, não existem, recordando-se que a Médica Veterinária exerce funções no CROACI em regime de prestação de serviços, em meio tempo, já que a mesma é funcionária da Câmara Municipal de Vagos”.

A autarquia esclarece ainda que o “Programa destina-se a todos os animais errantes ou adotados e não se limita ao processo de esterilização dos animais domésticos”.

O plano prevê um conjunto alargado de outros atos médicos, como por exemplo, vacinação e desparasitação, intervenções cirúrgicas diferenciadas, cuidados médicos primários ou, ainda, a identificação eletrónica dos animais, caso se entendam necessários.

A Câmara de Ílhavo salienta que se trata de uma “opção técnica” baseada em “rigor da gestão autárquica” e que vai enquadrar a estratégia de integração do Centro de Recolha Animal na estrutura Intermunicipal que está a ser executada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.