Ílhavo: 'Os Verdes' apresentam resolução em defesa de obras na Escola Secundária.

2019-03-11 11:45

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Ecologista Os Verdes entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias para a “urgente remoção” das placas de fibrocimento contendo amianto e à requalificação da Escola Secundária de Ílhavo.

Refere que são trabalhos “indispensáveis” à concretização do “direito à educação” e como forma de proporcionar “condições dignificantes a toda a comunidade escolar que a frequenta”.

Esta escola secundária, frequentada por mais de 500 alunos, professores e auxiliares, tem sido visitada por diferentes grupos parlamentares que concluem pela necessidade de uma intervenção.

Além das condições de conforto também a “segurança” surgiu com enfoque nas últimas visitas em que foi referida a “fuga” de alunos do município de Ílhavo para escolas de Aveiro.

A Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, no município de Ílhavo, foi construída na década de 60 e reformulada no início dos anos 80 do século passado.

Esta escola é sede do Agrupamento de Escolas de Ílhavo que integra atualmente nove estabelecimentos de ensino deste concelho.

Os edifícios da escola secundária, bem como o espaço envolvente, ao longo dos últimos 37 anos nunca foram submetidos a uma intervenção de fundo, ao contrário de muitas escolas secundárias do distrito e do país, que apresentavam até melhores condições e que mereceram intervenção no âmbito das obras realizadas pela Parque Escolar.

Esta escola que tem hoje cerca de 500 alunos do 8º ao 12º ano encontra-se num processo acelerado de degradação, apresentando um conjunto de problemas que têm suscitado a preocupação por parte da respetiva comunidade escolar.