Ílhavo: Município aprofunda redes culturais com centros de estudos universitários.

2018-10-05 20:11

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou os termos do Acordo de Adesão do Município à Rede Portuguesa de Arquivos, celebrado com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Afirma estar perante uma “oportunidade de excelência e única” para o Município de Ílhavo se afirmar, com a sua História e o seu Património, em Portugal, na Europa e no Mundo.

A Autarquia, através do Centro de Documentação, passa a integrar uma rede, nacional e europeia, de partilha e disponibilização de recursos de informação arquivística de acesso livre no Portal Português dos Arquivos (http://portal.arquivos.pt), no Portal Europeu dos Arquivos (www.archivesportaleuropee.net) e na biblioteca virtual da União Europeia, EUROPEANA (www.europeana.eu/portal).

A reunião desta semana fica ainda marcada pela aprovação de propostas de celebração de Protocolos de Cooperação entre o Município de Ílhavo e dois Centros de Investigação nacionais.

Acordos com o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2PT) e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20).

No caso do Lab2PT, da Universidade do Minho, com a vigência de dois anos, serão desenvolvidas palestras, exposições e publicações no âmbito de projetos técnicos e científicos, como, a título de exemplo, a investigação “Arquitectura do Bacalhau” de André Carinha Tavares.

A primeira ação a desenvolver será o ciclo de conferências “Arquitectura do Mar e da Terra” que decorrerá entre o final de 2018 e junho de 2019, em datas a definir.

Quanto ao CEIS20, da Universidade de Coimbra, que integra valências e conhecimento pluridisciplinar, trata-se de um protocolo que “renova”, por tempo indeterminado, a relação estabelecida em 2014 enquanto parte integrante do projeto “Ílhavo, Terra Milenar”.

À data, juntamente com o Município e a Universidade e Aveiro, o CEIS220 integrou, plenamente, a equipa de investigação do projeto, em áreas como a etimologia, a geografia, a arqueologia natural, histórica e social, que deu corpo ao registo histórico e patrimonial de Ílhavo.

O protocolo a celebrar com a Universidade de Coimbra, tem como objetivos a divulgação de informação, a promoção e otimização de iniciativas e atividades de âmbito científico, cultural e empresarial, e a transferência do saber e o desenvolvimento de parcerias no domínio da educação.

Presentemente, está em fase de desenvolvimento o projeto “Construir Genealogias, Conhecer Gerações” que permite a construção e a disponibilização aos cidadãos de uma base de dados que agrega informação sobre a realidade social e territorial do Município de Ílhavo nos séculos XIX e XX.