Ílhavo: Executivo aprova relatório final do concurso de ideias para a ponte da Vista Alegre.

2024-03-08 09:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ideias para a ponte da Vista Alegre está agendada para 14 de março, no Laboratório das Artes da Vista Alegre.

O Relatório Final do Concurso de Ideias foi aprovado pelo executivo municipal, na reunião desta quinta-feira, tendo como vencedor já anunciado o gabinete “Clanet & Brito Design Studio”.

Abstenção socialista na votação do relatório e avisos sobre a importância de enquadrar as ideias numa estratégia que responsabiliza os políticos.

Sérgio Lopes explica que é a favor da criação de soluções para a travessia mas gostaria de ter visto o concurso de ideias balizado por uma “ponderação política prévia”.

E lança aviso sobre futuros concursos.

O vereador diz que será difícil continuar a passar “cheques em branco” quando o poder político não faz sequer o enquadramento e propósito das ações (com áudio).

João Semedo responde que o concurso de ideias, sem balizas, surgiu como aposta na criatividade e, segundo o vice presidente, apresenta resultados surpreendentes.

O autarca explica que a prática é utilizada nos países nórdicos e tida como modelo de sucesso.

Lembra que o regulamento assumia que, não existindo qualidade aceitável, o procedimento anularia a entrega de primeiro prémio, deixando cair o ajuste direto e, dessa forma, salvaguardando o interesse público (com áudio)

A vereadora do PSD questionou a maioria independente “Unir para Fazer” sobre os lamentos de um dos candidatos que não tinha a noção de que a ponte poderia servir para a travessia de pesados.

Fátima Teles levantou a questão depois de um dos dois excluídos ter assumido que não era conhecedor de toda a informação (com áudio).

O arquiteto Rómulo Neto assume não ter conseguido acesso à plataforma do governo por não estar inscrito no ancigov e não conseguiu aceder a toda a informação sobre o concurso.

Apelou, mesmo, a que em próximos concursos as regras possam ser apresentadas “de forma clara e numa plataforma acessível” e sugeriu a utilização do site das autarquia.

João Semedo lamentou a situação mas lembra que a informação era clara e estava disponível na plataforma de contratos públicos (Ancigov).

Ultrapassada esta etapa, segue-se a entrega de prémios e apresentação da ideia vencedora, a 14 de Março, na Vista Alegre.

Foram apresentadas seis propostas a concurso mas duas foram excluídas.

O segundo lugar foi atribuído à proposta apresentada pela Lomboser e, o terceiro lugar, ao projeto do Atelier Pedrus, que irão receber, respetivamente, prémios no valor de € 3.000,00 (três mil euros) e € 2.000,00 (dois mil euros).

O Clanet e Brito Design Studio, como vencedor, celebrará contrato com o Município de Ílhavo para a elaboração do projeto de execução que alavancará o lançamento da empreitada para a construção da nova ponte, cujo custo estimado de obra é de cerca de 596 mil euros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no próximo dia 14 de março, pelas 18h, no Laboratório das Artes da Vista Alegre.

Durante a cerimónia, além da possibilidade de ver os projetos a concurso, será possível assistir a uma apresentação do projeto vencedor pelo seu coordenador, o Engenheiro Civil Edgar Brito.