Ílhavo: “Estado tem que assumir as Adaptações às Alterações Climáticas como um desígnio nacional” - Fernando Caçoilo.

2019-12-14 08:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Fernando Caçoilo desafia o Estado a assumir a defesa do litoral como "desígnio nacional" e exorta os cidadãos e gestores a pensarem nas alterações climáticas na tomada de decisão, sem alarmismos, mas com a noção de desafio para as próximas décadas.

A apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas foi a oportunidade para o autarca de Ílhavo apelar a esse investimento público na defesa da costa.

Já depois dos técnicos responsáveis pela elaboração do plano terem referido a importância do Estado e da UE se preparem para investir milhões nessa defesa, coube ao autarca reforçar o repto.

“O Estado tem que assumir as Adaptações às Alterações Climáticas, a defesa e preservação do Litoral e da orla costeira, como um desígnio nacional. Não podemos continuar a planear, legislar e agir de forma desarticulada, sem recursos e sem estratégia global. O próximo Quadro Comunitário tem, forçosamente, que integrar um financiamento substancial para esta temática. Se isso não acontecer, será inevitável haver graves problemas no futuro”.