Ílhavo é o primeiro Município a aderir ao ecodiesel.

2023-07-05 15:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Poupar a carteira e poupar o ambiente.

A Prio, empresa do setor dos combustíveis, sedeada no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, vai passar a fornecer eco diesel à frota da Câmara de Ílhavo.

Com o acordo assinado a autarquia garante poupanças no combustível e redução das emissões de gases com efeito de estufa.

O programa “Prio green”, com aposta nos biocombustíveis, tem permitido a descoberta de novas combinações na produção de combustíveis e o eco diesel garante uma redução de emissões poluentes em 18%.

Os dados são significativos e a autarquia admite que a aposta na transição energética é um exercício que se vai fazendo de forma gradual.

O representante da empresa na assinatura do acordo elogiou o passo dado pela Câmara de Ílhavo, a primeira autarquia a aderir ao modo eco.

Uma parceria que resulta da proximidade ao porto de Aveiro e que garante a manutenção da frota (com áudio)

João Semedo, vice presidente da Câmara, lembra que essa ligação é quase “obrigatória” pela proximidade.

Valoriza a empresa enquanto fornecedor e a autarquia enquanto consumidor e distingue as capacidades inovadoras da Prio também ao serviço do meio ambiente (com áudio)

No evento desta manhã foram destacados os esforços da empresa no campo dos biocombustíveis desde que se instalou no Porto de Aveiro mas também os modelos inovadores que tem desenvolvido no aproveitamento de óleos.

Com o programa “Prio Green” aprofunda a composição de combustíveis com menos impacto para o ambiente e menos custos para o cliente.

João Campolargo lembra que a fatura anual de 200 mil euros em combustiveis é merecedora de olhar atento.

Além que pretender poupar, quer transitar para uma nova era nas energias e este é um pequeno passo a caminho de fontes mais limpas, sem inutilizar a atual frota ao serviço do Município (com áudio)

Ílhavo adere aos combustíveis mais eficientes e com ganhos ambientais.