Ílhavo: "Carta Educativa é demonstrativa de preocupantes constrangimentos em Ílhavo" - João Bernardo.

2016-06-20 17:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Grupo Municipal do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Ílhavo considera a proposta de revisão da Carta Educativa um “documento tecnicamente bem elaborado” mas adverte para a importância de valorizar mecanismos que promovam o combate ao abandono escolar.

O PS identifica a “inexistência da oferta educativa em várias áreas educativas, as elevadas taxas de abandono escolar, a inexistência de um plano de combate eficaz ao insucesso escolar, a fuga de alunos para escolas fora do concelho e os elevados níveis de insucesso nos diversos níveis de escolaridade” como os constrangimentos maiores do município no que à educação diz respeito.

João Bernardo afirma que o documento, aprovado por unanimidade, vem evidenciar essas posições assumidas ao longo dos anos pelo PS mas sem apresentar “objetivos concretos”, “metas definidas” ou “quantificáveis”.

João Bernardo salientou ainda os constrangimentos detetados do sistema educativo no município, a divergência entre o contexto socioeconómico do concelho e os resultados escolares que, para o deputado municipal, “ficam muito aquém do que seria expectável”, apelando à autarquia para que tenha em conta os caminhos apontados na carta educativa e que seja um agente pró-activo na junção de vontades com vista á operacionalização de políticas educativas que melhorem os indicadores do município.

Nos indicadores apresentados, o PS destaca a "taxa de abandono escolar precoce muito elevada", 28,99 %, que apesar de em dez anos se ter reduzido, é superior à média nacional (23,2%) e à dos municípios vizinhos (26% em Aveiro e 28,53% em Vagos).

O Partido Socialista de Ílhavo assume que Importa também ouvir os jovens e as suas famílias, antes da sua saída do ensino básico, a fim de detetar quais os seus anseios, e promover formações de qualidade que possam ir ao encontro das necessidades demonstradas.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, diz que a Carta Educativa deixa linhas orientadoras e assume o combate ao abandono e insucesso escolar como central. E fala em investimento de fundos comunitários sem precedentes ao serviço desse combate (com áudio).