Ílhavo: Bolsas do ensino superior reforçam aposta em áreas prioritárias de formação.

2018-09-21 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo vai reservar 26 mil euros para bolsas de estudo para alunos do ensino superior e define áreas de aposta prioritária.

A autarquia aprovou o Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo do Ensino Superior e garante a atribuição de 20 Bolsas para o ano letivo 2018-2019 a jovens estudantes do ensino universitário.

São bolsas com valor mensal de 128,67 euros analisadas pelos serviços sociais e que contam com a definição de áreas de estudo prioritárias.

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e o Serviço de Apoio à Formação e ao Emprego do Município de Ílhavo apostam em áreas com perspetivas reais de integração laboral face ao que são as carências ou necessidades do mercado de trabalho.

Os setores definidos foram a Indústria Cerâmica, Indústria Agro-Alimentar e o Turismo. Dentro destes as áreas prioritárias definidas centram-se na Manutenção Industrial; Engenharia Mecânica; Marketing e Comércio Internacional; Gestão e Marketing; Automação, Robótica e Controlo; Engenharia Agrária ou Agro-industrial; Engenharia Alimentar, Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais; Gestão Agrícola; Turismo Equestre e Turismo Ambiental e Rural; Animação em Turismo de Saúde e Bem-Estar; Gestão em Turismo; Turismo, Hotelaria e Termalismo; e Guias Intérpretes.

“Esta medida espelha o compromisso social inerente à missão de serviço público que a Câmara assume na plenitude, permitindo às famílias dos jovens estudantes um atenuar nos significativos e elevados encargos financeiros que o ensino superior contempla e que a Ação Social Escolar Superior não satisfaz totalmente, ao contrário do que se verifica no Ensino Obrigatório (Secundário) onde, apesar de alguns constrangimentos, os encargos são menores e os apoios sociais mais acessíveis e generalizados”, refere nota da autarquia.