Ílhavo: Autarquia lamenta não ter sido convidada para visita de deputados do PS à escola secundária.

2019-02-26 08:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo esclarece que participou na visita de uma comitiva de deputados da Assembleia da República eleitos pelo PSD, pelo círculo eleitoral de Aveiro, à Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, no passado dia 29 de janeiro, porque foi convidada.

E lamenta não ter sido convidada por deputados do PS ou de outros partidos para visitas idênticas o que seria um ato de “respeito institucional pela Autarquia”.

O PS criticou este fim de semana, no programa "Discurso Direto", o uso de recursos da autarquia ao serviço da visita de deputados do PSD.

Quanto à comunicação institucional da visita no site da autarquia é, segundo a Câmara de Ílhavo, a “forma de dar a conhecer, publicamente, o trabalho autárquico que desenvolve”.

Explica que essa visita foi “exclusivamente” promovida pela Concelhia e pela Distrital do PSD, tendo a Câmara Municipal sido convidada a marcar presença, “já que tem sido um dos interlocutores, em estreita colaboração com a Direção da Escola e a Associação de Pais, junto do Ministério da Educação para a urgente resolução do estado de degradação da Escola”.

Recusa a ideia de ter sido a autarquia a chamar os deputados e diz que tem estado envolvida nas diversas tentativas para resolver o problema em contactos com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e, desde abril de 2017, diretamente com o Ministério da Educação (Secretaria de Estado da Educação).

Fala de uma “longa preocupação da autarquia” e recusa a ideia de que a modernização dependa de meras intervenções “pontuais”.

“Apesar das promessas assumidas nada foi, até à data, cumprido. E isso é que deveria preocupar os Vereadores do PS na Câmara Municipal enquanto ao serviço da população, como tantas vezes, demagogicamente, afirmam”.

Na resposta a Eduardo Conde que criticou o posicionamento da autarquia, a maioria lembra que o antigo deputado municipal do PSD era conhecedor das posições da autarquia.

“Lamenta-se que o Vereador Eduardo Conde, enquanto eleito pelo PSD na Assembleia Municipal de Ílhavo e, agora, no exercício das suas funções no Executivo pelo PS, tenha estado tão distraído no que respeita à posição assumida repetidamente pela Câmara Municipal, pública e internamente, sobre esta matéria”.