Ílhavo: Autarquia investe 300 mil euros em campanhas para a redução de lixo em aterro.

2024-01-08 15:18

Categoria: 

Concelho: 

Campanhas para conseguir travar o aumento de depósito de lixo indiferenciado e fomentar a recolha seletiva.

Ílhavo prepara-se para investir 300 mil euros em campanhas no momento em que anuncia os valores da atualização da recolha de lixo.

O Município de Ílhavo vai atualizar as tarifas do lixo em 23% e alerta os munícipes para a necessidade de reduzir a produção de resíduos.

Em 2024, a Câmara Municipal de Ílhavo continuará a suportar 38% da fatura global da gestão municipal dos resíduos urbanos, que corresponde a 1,6 milhões de euros, aproximadamente.

A atualização do Tarifário do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos para o ano de 2024 prevê um aumento de cerca de 23%.

Desta vez existiu acordo entre forças políticas e a autarquia compromete-se a reforçar o incentivo à prevenção, redução e reciclagem de resíduos, através de um conjunto de ações de sensibilização.

Medidas como o reforço da Rede Municipal de Ecopontos e da sua frequência de recolha, pelo menos em duas alturas críticas do ano, verão e quadra natalícia; incentivo ao uso do Ecocentro Municipal; separação dos biorresíduos, sobretudo ao nível da fração dos resíduos alimentares; a atribuição de compostores de tipologia moradia; a recolha porta a porta, por marcação, dos resíduos verdes e dos denominados monos ou monstros; o alargamento das Redes Públicas de equipamentos de deposição seletiva das peças de vestuário e calçado, bem como do óleo alimentar usado vão contar com investimento superior a 300 mil euros.

A aposta está vertida em Plano e Orçamento para 2024 e o apelo lançado espera conseguir efeitos práticos nos próximos dois anos com redução de lixo em aterro.

Sublinhe-se que, em 2023, o Município de Ílhavo iniciou a recolha seletiva dos biorresíduos junto dos grandes produtores que, este ano, será alargada a toda a comunidade, através da recolha de proximidade.

“No âmbito educativo, as comunidades escolares continuarão a ser parceiro fundamental para reforçar as Eco-Famílias e as Eco-Freguesias, a aumentar as Comunidades Circulares, resultando deste somatório um Eco-Município mais sustentável a todos os níveis”, refere nota da autarquia.