Ílhavo: Autarquia estima que rede de saneamento fique concluída no próximo mandato.

2019-11-04 09:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PS mostra desagrado pela forma como segue o ritmo das obras na rede de saneamento e depois da Gafanha da Nazaré, tema de debate durante anos, agora as atenções estão voltadas para a Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo.

Com mais uma empreitada na agenda, lançada na semana passada, na ordem de 1,5 milhões, a oposição aproveitou o momento para pressionar a maioria salientando que ao ritmo seguido “é muito provável” que a década de 20 comece ainda sem cobertura global.

“Será um falhanço do PSD, até tendo em conta as insistentes promessas que veiculou na última campanha eleitoral”, declaram os socialistas.

Sérgio Lopes lembrou que o Presidente da Câmara havia prometido o arranque do projeto a concurso no quarto trimestre de 2018, pelo que se conclui que a empreitada se iniciará com mais de um ano de atraso.

O PS vê atraso no projeto para o norte da Gafanha da Encarnação, nos projetos para a Gafanha do Carmo e derrapagem no calendário da Gafanha de Aquém.

Eduardo Conde refere que o PSD havia prometido empreitadas no início no presente mandato (com áudio)

Conde admite que, ao ritmo a que se faz o investimento, não será neste mandato que a autarquia completará a cobertura de saneamento básico. Atira mesmo para 2030 a cobertura integral.

Fernando Caçoilo lembra que está em curso a obra na zona norte da Gafanha da Encarnação.

E admite que a atual empreitada levada a concurso foi atrasada devido a retificações com o projeto da estação elevatória a cargo da empresa Águas da Região de Aveiro.

Mas perante esse atraso fez avançar as obras em curso na Gafanha de Aquém.

O autarca esclarece que não prometeu obras logo no arranque do mandato mas assegura que tudo tem feito para agilizar os avanços.

E quanto aos prazos para completar a rede diz que estando, nesta altura, numa cobertura que chega a 87% dos cidadãos, não será necessário ir para lá do próximo mandato (com áudio)