Ílhavo: Assistentes operacionais vão ter formação em suporte básico de vida.

2018-10-03 07:21

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo confirma que 10 novas Assistentes Operacionais, contratadas pelo Município, juntaram-se esta segunda-feira às 13 funcionárias que já exerciam funções nos Jardins de Infância dos três Agrupamentos de Escolas do Município.

E anuncia que terão formação certificada em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros numa iniciativa da autarquia com o apoio do Hospital Infante D. Pedro.

O Município explica que este foi um processo de seleção “prolongado e exigente” mas justifica esses timings com os “procedimentos e fases impostos pela Lei”.

Foram admitidas 165 candidaturas, tendo o júri do respetivo concurso selecionado as novas 10 funcionárias que irão assegurar a ligação entre as crianças, educadores e pais, a guarda dos espaços, vigilância e acompanhamento dos alunos, acrescido de funções de organização, higiene e limpeza, conforme foi indicado na primeira reunião de trabalho ocorrida na passada sexta-feira.

Momentos antes da explicação das funções e responsabilidades e distribuição pelos Jardins de Infância, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, acolheu e deu as boas-vindas às novas colaboradoras, destacando a “importância da especificidade e exigência do trabalho a desenvolver”.

“O contacto com as crianças e a relação com os encarregados de educação exige cuidados e uma sensibilidade acrescidos, complementando a formação pedagógica e a educação familiar dos alunos”.

Tiago Lourenço, Vereador do Pelouro da Educação e Formação, deu nota da “importância do valor do trabalho em equipa, da disponibilidade e empenho, do vestir a camisola para uma melhor e mais eficaz educação no Município de Ílhavo”.