Ílhavo: Área de Acolhimento Empresarial da Gafanha de Aquém (600 mil euros) tem luz verde.

2019-02-07 18:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou a abertura do concurso público que permitirá a execução física da Área de Acolhimento Empresarial da Gafanha de Aquém.

Investe 582.526 mil euros, verba acrescida de IVA, com apoio de fundos europeus.

Esta nova área, nas traseiras dos armazéns municipais e próximo do ecocentro municipal, pretende captar indústrias de nova geração, designadamente as relacionadas com a indústria 4.0 no âmbito da digitalização da Economia. Espaço para pequenas unidades.

O PS aprova a iniciativa que tem alguns anos de maturação. Eduardo Conde diz que deveria ser tempo para refletir sobre a criação de áreas sociais em zonas industriais.

Deu o exemplo da zona industrial da Mota onde até hoje não foi possível criar essa área de serviços de apoio às empresas (com áudio)

Fernando Caçoilo explica que a área de acolhimento empresarial da Gafanha de Aquém não terá massa crítica que justifique a inclusão de área social no projeto.

E deu o exemplo da Zona Industrial da Mota onde o concurso para a área social ficou deserto (com audio)

O projeto da Gafanha de Aquém prevê, nas diversas fases de implementação, a conjugação de infraestruturas físicas com diferentes tipos de serviços de apoio às empresas, sendo o modelo de gestão repartido entre a Autarquia, entidades públicas e associativas, através de acordos de parcerias e protocolos.

Estabelecido o prazo de 10 meses para a execução da empreitada, a obra tem o financiamento já garantido de fundos comunitários na ordem dos 85%, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro, do Portugal2020.