“Hoje já se vê luz ao fundo do túnel. Obra acaba em Junho” – ADRA sobre saneamento na Gafanha.

2015-04-20 20:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A obra de saneamento básico na Gafanha da Nazaré leva quase 88% da empreitada concluída e terminará em Junho de 2015. Garantia deixada, esta tarde, no final de uma visita de autarcas e da administração da empresa Águas da Região de Aveiro. Fernando Vasconcelos, presidente da ADRA, assume que a fase mais difícil já ficou para trás. “Agradeço à população da Gafanha pelo civismo demonstrado. Não significa que não haja perda de paciência por existirem várias ruas em obras em simultâneo. Nota-se perturbação no pequeno comércio e, por isso, realço a paciência da população. Hoje já se vê luz ao fundo do túnel”.

A empreitada que coloca a cidade da Gafanha da Nazaré perto da cobertura total representa um investimento de 5 milhões de euros em 14 estações elevatórias e 41 kms de rede. “Em nenhum outro município há obras maiores que esta”, enfatizava o presidente da ADRA no ponto de situação. 

Em águas pluviais há mais 5 milhões de investimento e 19kms de rede mas a obra deverá derrapar nos prazos para lá de Junho. Níveis freáticos elevados, terreno arenoso e instável, instalação de 10 sistemas de motobombas a escoar água para instalar condutas justificaram uma ação “musculada” com “várias frentes” de obra. “De outra forma andaríamos aqui 10 anos. Começámos em Setembro de 2013. O fim será em Junho deste ano. O cronograma aponta para final de Junho. Nas águas pluviais devemos acabar um pouco mais tarde”.

Dos 42 kms há 88% de rede executada mas nas águas pluviais a empreitada está a 50 %”. Quando estiver concluído o projeto a ADRA vai apostar nas ligações das habitações aos ramais. “Agora inicia-se verdadeiramente o serviço da água que é levar a água a casa das pessoas. Temos previsto para Ílhavo mais 5 milhões porque não está tudo feito. Identificamos necessidade de investir 5 milhões nas águas residuais domésticas. Há que trazer recursos”.

O presidente da Câmara de Ílhavo admite que terminada esta empreitada da Gafanha da Nazaré haverá ainda necessidade de investir mais 5 milhões para completar redes inacabadas em vários pontos do concelho. “Começamos com infraestruturas que tiveram início há alguns anos. O investimento que falta de 5 milhões inclui áreas na zona da Chave na Gafanha da Nazaré; zona Norte da Gafanha da Encarnação, alguns pontos de Ílhavo como o Bairro dos Pescadores e Cancelas e Gafanha de Aquém e Boavista. Temos que preparar-nos para o quadro de apoio para finalizar esta questão. A freguesia da Gafanha será a freguesia que terá saneamento a 100%”.

Fernando Caçoilo e o presidente da Junta da Gafanha da Nazaré, Carlos António Rocha, não pouparam nos elogios à população pela atitude demonstrada perante as obras. “O investimento nas condições que temos cá é difícil. A tendência é para empurrar mas a população entendeu que a obra é essencial à qualidade de vida. Vamos continuar a sujar sapatos que significa continuar a fazer”.

Com um novo quadro de apoio em execução, o autarca de Ílhavo assume que as oportunidades não podem ser desperdiçadas. “No Portugal 2020 temos problemas com fundos para rede viária, para educação e novos equipamentos. Isso é um sinal. Temos que nos preparar para evitar adiamento de obras”.