Há 14 propostas para a construção do dique do Baixo-Vouga.

2017-08-14 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Há 14 propostas em análise para a principal obra de defesa dos terrenos do Baixo-Vouga. O concurso tem um valor base de 8.5 milhões de euros e um prazo de execução da empreitada de 24 meses.

A obra que tem financiamento aprovado pelo POSEUR foi uma das abordadas na reunião mensal do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro que reuniu em Ílhavo por ocasião do Festival do Bacalhau.

O projeto das Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa Contra Cheias e Marés - Rio Velho e Rio Novo do Príncipe -, também conhecido por “Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe”, visa o isolamento do Rio Novo do Príncipe da influência das marés e das correntes de montante.

Na obra está incluída a garantia de acessibilidade das espécies piscícolas da Ria a montante e o armazenamento de água (não salobra) para rega nos períodos secos.

Há mais projetos em curso num trabalho conjunto de Municípios e Ministério da Agricultura com destaque para o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar.

Neste momento decorrem estudos hidrológicos das linhas de água que atravessam o Baixo Vouga Lagunar; estudos hidrológicos e hidráulicos do rio Vouga e do rio Velho; concepção e dimensionamento dos diques e das motas; estruturas hidráulicas primárias; estrutura Verde Primária; comportas secundárias e Outras Infraestruturas de Rega e compilação das Medidas de Minimização de Impactes Ambientais.

A Ria de Aveiro é uma das vinte e duas zonas críticas de inundações caraterizada nas cartas de zonas inundáveis e de risco de inundações, encontrando-se identificada no Water Information System for Europe (WISE).

Com os projetos em curso procura-se apostar na prevenção de riscos de cheias e inundações em toda a área do Baixo Vouga Lagunar.

Enquanto isso não acontece, com a concretização da "obra mais pesada" (dique), as autarquias tratam de reparar rombos. As Câmaras Municipais, Aveiro, Albergaria e Estarreja, com o apoio da Administração da Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, estão a trabalhar no concurso para reperfilamento do Leito e Margens do Antuã (Estarreja), no projeto para construção de Ponte de Porto de Vacas e no projeto para reperfilamento do Leito e Margens do Vouga.