Governo quer triplicar produção da aquacultura. Associação Portuguesa de Aquicultura pretende menos burocracia no sector.

2016-09-05 16:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A aquicultura quer "ganhar terreno" nos próximos anos e quer compensar a estagnação verificada no sector das pescas.

Fernando Gonçalves, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Aquicultura, aproveitou o lançamento do Programa de Simplificação do Governo para o setor, na semana passada, para exortar os governantes a aliviarem a fiscalidade. Presente na sessão de Aveiro, o dirigente disse que o futuro está na aquicultura mas que os investidores "não podem viver agarrados por burocracias e carga fiscal elevada". (com áudio)

No futuro "as pescas vão continuar estagnadas e a aqualculta vingará com sucesso", referiu. Em 2014 "a produção chegou às 10.800 toneladas e a produção vai continuar a aumentar. 2015 teve números idênticos e o futuro será muito bom", vincou.

Duplicar até 2020 a percentagem de capturas de pesca em Portugal provenientes de aquacultura, triplicar até 2023 a produção de pescado com origem neste processo de produção e, finalmente, triplicar o investimento feito no âmbito do ciclo comunitário anterior, são os objetivos do Governo.