Governo quer aumentar peso da economia do Mar no PIB até 2020.

2015-02-23 16:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Ministra da Agricultura e do Mar diz que Portugal tem capacitação técnica e empreendedores com conhecimento para dar ao mar uma expressão com duplicação de valores no PIB nacional até 2020. Assunção Cristas participou na divulgação de programas comunitários e na Semana Azul que vai decorrer, este ano, em Portugal, numa primeira sessão, coincidindo com a Volvo Ocean Race e  a “World Ocean Summit”, uma organização da revista “The Economist” sobre os oceanos no início de Junho em Cascais.

A Ministra do Mar confirma que endereçou convites a governantes e diplomatas de todo o mundo para lá de investidores interessados em perceber as dinâmicas globais da economia azul. Os valores disponíveis nos quadros comunitários continuam a crescer dos 246 milhões do Promar (2007-2014) para 392 milhões do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas​ (FEAMP 2014-2020) deixando sinal de aposta numa economia sustentável.

A formação profissional, qualificação, diversificação de fontes de rendimento, aquacultura, apoio em contexto de incidente biológico, constituição de seguros, apoio a elaboração dos planos de produção, ajudas ao armazenamento, recolha de lixo marinho e recolha de dados são algumas das apostas previstas como novidades até 2020 na política de fundos comunitários.“Procurar maior eficência energética, aumento da inovação para a competitividade, promover a satisfação do consumo interno e buscar equilíbrio da balança comercial” são pilares dessa aposta.

O Balcão 2020 é uma aposta do Governo como forma de centralizar o atendimento de cidadãos e investidores num espaço único de interacção. O mar tem sido ao longo dos anos uma área de queixas repetidas pela dispersão de entidades e legislação.

Assunção Cristas garante que há passos sólidos dados pela Assembleia da República para criar políticas mais estáveis para o futuro do setor com desburocratização de procedimentos.“O mar não é só história e passado. É também aposta de futuro. Ver esta sala na Universidade de Aveiro cheia de gente interessada dá esse sinal”, disse Assunção Cristas que assumiu o interesse em divulgar nas Universidades a Semana Azul.