Governo garante modernização da linha da Beira Alta.

2016-05-02 10:27

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Nuno Santos foi à Pampilhosa reafirmar a importância do local no contexto da ferrovia portuguesa, garantindo que o Governo pretende “avançar rapidamente com as obras de modernização da linha da Beira Alta”, um investimento de 500 milhões de euros, depois de já ter iniciado o troço de Alfarelos.

Declaração que ganha relevância no momento em que se acentuam as discussões sobre o papel da linha da Beira Alta na futura ligação entre Aveiro e Salamanca. Coimbra defende a valorização a partir da Pampilhosa mas as associações empresariais do centro e do Norte querem ver uma construção de raiz a partir de Aveiro sem “desvio” pela Pampilhosa.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares fez na Pampilhosa a primeira inauguração da sua “vida política” ao descerrar a placa do Espaço do Cidadão de Pampilhosa, o segundo no concelho da Mealhada, uma infraestrutura que pretende aproximar a administração pública das pessoas, facilitando-lhes a vida.

Fica na antiga sede da Junta de Freguesia da Pampilhosa, na rua Santa Marinha, um local de fácil acesso e conhecido da população em geral por ter sido, durante décadas, a sede da Junta.

Pedro Nuno Santos deixou a tónica na acessibilidade que estes locais permitem às populações, afirmando que “tornam a relação do cidadão mais próxima com o Estado”. “Não faz sentido ser o cidadão a adaptar-se aos serviços públicos, mas sim o contrário”, referiu, garantindo que esta foi uma cerimónia especial por ser a primeira inauguração enquanto governante e, ainda para mais, no concelho liderado por Rui Marqueiro, “uma das maiores referências do municipalismo português e um exemplo para muitos autarcas”.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinhou que o novo Espaço do Cidadão criado na Pampilhosa reflete a importância da freguesia no concelho, quer pela população residente, quer pelo dinamismo e pela quantidade de associações ali existentes. E garantiu um conjunto de iniciativas previstas para a freguesia, nomeadamente o projeto de requalificação da Baixa da Pampilhosa, uma obra que ascende a 2,5 milhões de euros e cujo processo já foi iniciado.