Governo avisa para peso dos projetos intermunicipais no futuro do país.

2015-08-10 17:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A inauguração da obra de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Carvoeiro é o triunfo de um esforço conjunto dos Municípios associados no Carvoeiro. O investimento de 30 milhões euros contou com 17,4 milhões de euros de fundos comunitários. O presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga é Marcos Ré, vereador na Câmara de Ílhavo, lembra que a criação do sistema e o seu desenvolvimento foi garantido ao longo dos anos e que esta última obra representa o aprofundamento do sistema.

“2003 foi quando desafiamos a concessionária para chegar mais longe. Temos garantia do abastecimento ao longo do tempo. Podemos abastecer Oliveira do Bairro e Vagos e chegar a novos locais em Águeda. A nossa ideia é criar condições para garantir a qualidade da água e a quantidade necessária”.

Ribau Esteves pediu mais competências. O presidente da Comunidade Intermunicipal espera que a Polis venha a assegurar novas competências na gestão da Ria mas pediu mais. “ Agora que vamos contratualizar as obras do Baixo-Vouga, queremos continuar a valorização da Ria com o Polis II porque é a este nível que temos melhor conhecimento do território”.

O Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, elogiou o esforço dos Municípios associados e deixou como pista a noção de que o futuro se fará de projetos intermunicipais (com áudio).

O aditamento ao Contrato de Concessão permitiu servir todo o município de Águeda e os municípios de Oliveira do Bairro e Vagos, contemplando ainda o reforço do abastecimento de água para os restantes municípios. A obra permitiu a execução de uma captação de água superficial de reforço às atuais captações do sub-leito do rio Vouga; Execução de uma Estação para tratamento de água captada superficialmente; Execução de todo o sistema adutor em alta e dos reservatórios necessários para os novos municípios (Águeda, Oliveira do Bairro e Vagos) e inserção no sistema de telegestão e telecontrolo centralizado actual; Reforço dos atuais reservatórios, reforço e renovação de algumas estações elevatórias; Reforço das adutoras Sector Norte e abastecimento a um novo ponto de entrega em Ílhavo.