Galitos desafia Câmara de Aveiro a relançar piscinas municipais.

2017-01-02 12:20

Categoria: 

Concelho: 

O presidente do Clube dos Galitos fala em “orgulho” por mais um ano de atividade num cenário de crise económica como “realidade contínua” em que manter os ativos em bom estado é a grande conquista.

“Não basta dizermos com orgulho que temos isto ou aquilo, é preciso fazê-lo perdurar no tempo com rentabilidade. Temos de procurar meios financeiros diversos dos tradicionais para provirmos este objetivo”.

E sobre o poder autárquico, admite que o saneamento financeiro da Câmara de Aveiro poderá abrir caminho a uma nova era.

“A Câmara Municipal de Aveiro tem sido um parceiro fundamental malgrado as dificuldades financeiras porque passa a autarquia. Durante 2016 foi possível estabelecer as bases do relacionamento futuro, considerando a piscina, o espaço envolvente ao pavilhão, a reabilitação de equipamentos e alguma conservação nos acessos ao posto náutico. Temos esperança que a gradual consolidação financeira e organizativa da autarquia permita fortalecer a cooperação institucional”.

Para 2017, o clube pede apoio para melhorar as condições de acesso e o posto náutico na antiga lota. “Só com as condições melhoradas será possível manter um Remo Aveirense aberto e virado para a Cidade e Turismo”.

E volta a apelar à criação na cidade de uma nova piscina que potencie o trabalho que o clube tem feito na natação. “Sabemos que a conjuntura não ajuda, mas estamos convictos que a cidade e a autarquia não aceitam passivamente a destruição definitiva das antigas piscinas municipais em Santiago sem terem alternativas consistentes”.

Num apelo à ajuda das entidades oficiais, António Granjeia aproveitou a mensagem de ano novo para pedir mais apoios, discriminação positiva no IVA sob pena de perder em taxas o que é dado como apoio. Internamente, as ondas de choque da insolvência do ginásio que operava no pavilhão ainda se fazem sentir e o problema arrasta-se na justiça.

Na vertente desportiva, Diogo Carvalho continua como bandeira. O nadador olímpico esteve no Rio de Janeiro e no Mundial de Piscina Curta. A natação também conquistou três recordes nacionais a cargo de outra jovem promessa, Duarte Jorge, nos 1500 e 800m livres e a equipa de juvenis foi campeã nacional no Troféu Meio Fundo e Fundo Juvenis. O basquetebol foi pela 1ª vez na história Campeão Nacional Master e Campeão Distrital no escalão Sub-14 Femininos.

O xadrez alcançou títulos e lugares de pódio nos Campeonatos Nacionais de Jovens, nos diversos ritmos e dominou a nível distrital. Outro facto a salientar é a integração do atleta Henrique Paiva na seleção portuguesa nos Campeonatos da Europa de Jovens. O xadrez passou a contar com Rita Jorge, atleta que integrou a seleção portuguesa nas olimpíadas de xadrez realizadas em Baku.

O triatlo teve mais um campeão nacional master ( João França). A Secção Filatélica e Numismática foi homenageada pela Federação Portuguesa de Filatelia e pela Federação Brasileira de Filatelia nessa exposição comemorativa dos 50 anos dessa atividade bilateral pois foi um dos quatro participantes que estiveram presentes na I LUBRAPEX realizada no Rio de Janeiro em 1966.

O Clube dos Galitos recebeu a Medalha de Ouro da Associação de Natação Centro Norte de Portugal entregue dia 21 de maio no decorrer do Torneio Regional de Clubes em Viseu pelo presidente Manuel Pereira. E a Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro garantiu o certificado nível prata.

No remo, o clube espera dinamizar as ações de lazer. “Em anos em que não há Portugal Rowing Tour temos intenção de promover levando-o para a Ria de Aveiro, com particular incidência para a Barra, Costa Nova, e Gafanhas e até Praia da Vagueira. As bases foram lançadas este ano esperando que na primavera e verão de 2017 este projeto avance definitivamente”.

Granjeia confia num ano de sucessos e diz que o espírito no clube é essencial. “Devemos prosseguir com a mesma determinação na formação dos jovens, renovado rigor na gestão financeira, idêntico empenho dos treinadores, o mesmo espírito de sacrifício dos nossos atletas, o enorme amor ao clube dos seccionistas e colaboradores. Se assim fizermos o novo ano de 2017 só poderá ser bom para o Clube dos Galitos”.