Fórum Murtosa Ciclável acentua importância de projetos intermunicipais.

2018-04-21 10:24

Categoria: 

Concelho: 

O salão nobre dos Paços do Município acolheu, esta sexta-feira, dia 20 de abril, a décima primeira edição do Fórum Murtosa Ciclável, um espaço de reflexão que, este ano, teve como temática principal “O papel da bicicleta na intermodalidade e no planeamento das vilas e cidades do século XXI.

O Fórum iniciou-se com a habitual visão sobre a implementação do projeto Murtosa Ciclável, nas dimensões material e imaterial, trazida pelo Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha.

De seguida, o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, falou de projetos futuros, destacando a “Grande Rota da Ria”, uma rede regional de descoberta e fruição à volta da laguna, que envolve todos os municípios da Região de Aveiro.

A sessão teve continuidade com a intervenção de Frederico Sá, docente da Universidade de Aveiro, que abordou os desafios do planeamento das cidades e vilas do futuro, nomeadamente no que concerne à aposta nos meios suaves de locomoção e no transporte público como forma de contrariar a “excessiva motorização do espaço público, tornando-o mais amigável e acessível para as pessoas”.

Arminda Soares, em representação da Autoridade Regional de Transportes, focou a sua apresentação no trabalho que está a ser desenvolvido, pelos 11 municípios da Região de Aveiro, com vista à criação de uma “verdadeira rede de transporte público regional, coerente e concertada, que fomente a procura, por parte dos cidadãos, em detrimento do uso do transporte individual”.