Fórum Municipal da Maior Idade celebra quatro anos em programa de quatro dias.

2017-01-03 08:10

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do quarto aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, vai oferecer um programa de quatro dias.

Entre quarta e sábado celebra-se a criação do espaço que veio criar “condições favoráveis para o envelhecimento ativo e para a solidariedade entre gerações”.

Esta quarta, às 10h00, será inaugurada a exposição “Traços e Linhas”, de Tina Marnoto e Eduarda Gaspar, dando realce a duas formas de expressão artística, nomeadamente a pintura e o macramé. Seguir-se-á a apresentação do projeto “Ativ’Ílhavo” com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e a celebração de protocolo com a Associação Nacional de Gerontólogos.

É também o momento de arranque da terceira edição do projeto TeatralIdades, cuja estreia está agendada para abril, no âmbito da Mostra de Teatro de Ílhavo.

A formação subordinada ao tema “A Relação com a Pessoa Idosa”, dinamizada por Joana Ferreira, terá lugar pelas 10h30, estando a tarde reservada para a nova rubrica “Uma Colher de Café Com…”, uma conversa com Armando Pimentel, último mestre da pintura da Vista Alegre.

Na quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 10h00, realiza-se o Workshop “Importância dos animais nas pessoas idosas institucionalizadas”, por Alexandre Pires.

A apresentação do livro “Amar ou Morrer – (Re)volução em palavras de almofada”, a cargo do seu autor, Eddy Martins, ocorrerá pelas 15h00, a que se seguirá um momento musical pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª da Nazaré e uma tertúlia com o escritor.

Na sexta-feira, dia 6 de janeiro, terá lugar um convívio dos Espaços Maior Idade, seguindo-se uma sessão dinâmica do projeto “+Folclore” que promete fazer reviver as memórias da cultura popular do folclore português. À noite, pelas 21h00, será Noite de Fados no Fórum Municipal da Maior Idade com entrada gratuita.

Para sábado, pelas 10h00, está agendada uma Aula Aberta de Zumba Sénior e, para terminar, serão cantados os Parabéns ao Fórum Municipal da Maior Idade no dia em que se assinala o 4º aniversário.