Formação sobre epilepsia passa por escolas de Anadia e Murtosa.

2015-09-14 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, vai promover durante o mês de setembro, ações de informação gratuitas, em duas escolas do distrito de Aveiro sobre a temática da epilepsia. As ações de formação estão previstas para esta segunda (14) e quarta (16) no Colégio Salesianos de Mogofores e no Agrupamento de Escolas da Murtosa, respetivamente, e surgem no âmbito do programa Escola Amiga da EPI, um projeto que pretende dotar as escolas de condições adequadas para integrar alunos com epilepsia e que tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia.

O que fazer perante uma crise epitética? Quais as implicações da epilepsia na aprendizagem e qualidade de vida do aluno? Estas são algumas das questões que vão ser respondidas nas várias ações de formação que a EPI vai realizar.

De acordo com a Direcção da EPI, “Em Portugal, estima-se que existam cerca de 50.000 pessoas com epilepsia e todos os anos surgem cerca de 5000 novos casos, na sua maioria crianças e adolescentes. Embora muitas crianças com epilepsia não revelem dificuldades no desenvolvimento psicossocial e cognitivo, alguns estudos indicam que a epilepsia pode estar associada a problemas de comportamento e aprendizagem.