Foram assinados em Aveiro os contratos de financiamento para as Capitais Nacionais de Cultura.

2023-12-11 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro e Braga assinaram, esta segunda-feira à tarde, nos Paços do Concelho em Aveiro, os contratos de financiamento para as capitais nacionais de cultura em 2024 e 2025.

Aveiro começa a ser a Capital Portuguesa da Cultura de 2024 no final deste mês.

É a primeira das três capitais portuguesas da cultura e pretende actuar em quatro frentes diferenciadas, identidade, democracia, sustentabilidade e tecnologia.

Ribau Esteves e Ricardo Rio asseguraram junto do Governo e da Turismo de Portugal verbas que ajudam ao financiamento da programação global.

São, no total, cerca de 2 milhões de euros que chegam de diferentes fontes e que o autarca de Aveiro define como importantes em todo o processo. (com áudio)

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, presente à cerimónia e reforçou a importância deste investimento nas regiões. (com áudio)

Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, presidiu à cerimónia.

Aveiro 2024 conta um investimento global de 8 milhões de euros, dos quais 6 milhões provém da receita direta da Câmara de Aveiro e 2 milhões de euros são provenientes do Centro 2030, (1 milhão de euros), do Ministério da Cultura (500 mil euros) e do Ministério da Coesão Territorial (500 mil euros).

“Aveiro é o único município português que consolidou o processo de descentralização na área da Cultura, o que quer dizer que ainda há nesta área uma dose de centralismo particularmente relevante. Em Aveiro gerimos com rigor e competência o Museu de Aveiro e damos um contributo muito efetivo para a boa gestão do património cultural e histórico do País”, recordou o Presidente da Câmara. É neste quadro que a CMA assume “o desafio de ser Capital Portuguesa da Cultura em 2024”, sabendo que a descentralização, especialmente na Cultura, “permite-nos cuidar melhor dos nossos valores identitários, da nossa história e especialmente do futuro das nossas terras e do nosso povo”, dando assim “um contributo qualificado para o desenvolvimento e a boa gestão do nosso Portugal”, concluiu.

Nesta sessão foi celebrado também o Protocolo de Apoio e Financiamento com a Câmara de Braga, relativo à Capital Portuguesa da Cultura 2025.

 

 

 

(em actualização)