Filipe Neto Brandão é relator de petição pela reabertura de urgência de São João da Madeira.

2015-06-04 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Filipe Neto Brandão foi nomeado relator de petição pela reabertura do Serviço de Urgência do Hospital de S. João da Madeira e a sua continuidade no Serviço Nacional de Saúde. O Deputado socialista eleito por Aveiro foi nomeador relator de petição entregue na Assembleia da República que visa a reabertura do Serviço de Urgência.

A petição foi subscrita por 9201 cidadãos e admitida pela Assembleia da República, seguindo-se a interpelação ao Ministro da Saúde sobre as matérias constantes da petição, elaborado o Relatório pelo Deputado Filipe Neto Brandão, que será submetido a votação na Comissão de Saúde e, posteriormente, debatido e votado em Sessão Plenária.

Os subscritores da petição fazem o ponto da situação do Hospital de S. João da Madeira. Alegam que durante a última década o Hospital tem perdido competências assim como recursos humanos e materiais. Referem que o serviço de atendimento de urgência “levou a que a população do concelho de S. João da Madeira e concelhos limítrofes se tivessem de recorrer ao Hospital de São Sebastião (HSS)”.

Recentemente foi noticiado que o HSJM seria devolvido à Misericórdia tendo em conta as medidas previstas no acordo de cooperação para o setor social e solidário assinado entre as entidades competentes. Os peticionários frisam que os serviços prestados pelo HSS “não satisfazem a população quer pela distância quer pelos tempos de espera.”

Uma moção, aprovada por unanimidade na sessão da Assembleia Municipal de São João da Madeira, defende a reposição do serviço de urgência e manutenção do HSJM no Serviço Nacional de Saúde sob a administração do Estado.