Filipe Neto Brandão é o novo Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Índia.

2016-04-28 15:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O deputado aveirense, e vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Filipe Neto Brandão, será empossado na próxima semana Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-India.

Os Grupos Parlamentares de Amizade (GPA) são organismos pluripartidários, compostos por deputados de todos os partidos, vocacionados para o diálogo e a cooperação com os Parlamentos dos Países amigos de Portugal, tendo como objeto, entre outros, o intercâmbio de conhecimentos e experiências, bem como a divulgação e promoção dos interesses e objetivos comuns, nos domínios político, económico, social e cultural.

Com ligações multisseculares a Portugal (desde que Vasco da Gama ali aportou, em 1498), a hoje oficialmente denominada República da Índia é a democracia mais populosa do mundo e o segundo país mais populoso, logo depois da China. Composta por 28 estados e sete territórios da União, a Índia é a décima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra, sendo hoje um país em acelerado crescimento económico e um dos motores da nova economia mundial.