“Ficámos esclarecidos e muito mais tranquilos face ao Plano de Emergência Interno e às práticas da Bresfor" - Humberto Rocha.

2017-12-02 09:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha e a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré reuniram com representantes da BRESFOR e confessam estar surpreendidos pela positiva pela forma como a empresa gere as questões de segurança.

Uma comitiva liderada por Humberto Rocha esteve reunida com Fernando Mendes, diretor da Bresfor e responsáveis do Laboratório e da Segurança.

A poluição da Bacia da Marina pelas escorrências na Conduta do antigo Esteiro de Oudinot e questões relacionadas com os sistemas de refrigeração foram o foco das preocupações. A mortandade de peixes continua a fazer-se sentir mas a existência de quatro empresas próximo da conduta não permite conclusões sobre as responsabilidades. A Bresfor garante que o caudal era drenado para a SIMRIA (Saneamento Integrado dos Municípios da Ria), desde 2008, com leitura do volume de m3 efetuada por caudalímetro, à saída na fábrica.

Quanto à Legionella, preocupados com as recentes notícias sobre a infeção no Hospital São Francisco Xavier, a delegação colocou perguntas sobre o vapor de água que se eleva, diariamente, das torres de refrigeração.

“Ficámos esclarecidos e muito mais tranquilos, face ao Plano de Emergência Interno (PEI) e às práticas da Bresfor, dando cumprimento à Diretiva Europeia, que obriga a um controlo automático e contínuo e ao registo, em cada turno, dos valores de cloro, para desinfeção do vapor das torres de arrefecimento e a análises periódicas da Legionella, no Instituto Dr. Ricardo Jorge. Completa este tratamento um filtro de gotículas que as retém, evitando a sua dispersão”, resume Humberto Rocha que assinala as diferenças no campo da segurança ao longo dos anos de vida da Bresfor na Gafanha da Nazaré.

“As preocupações ambientais nesta fábrica são muito diferentes, para melhor, das que encontrei na Foresa que visitei, de motu próprio, em 1973, em Caldas de Reyes- Espanha, para aquilatar dos malefícios que poderiam advir da instalação da Bresfor, na Gafanha. Todos os elementos das Associações presentes na Reunião ficaram sensibilizados com a abertura e esclarecimentos prestados pelo Diretor da Bresfor e esperam desta Empresa o empenho na contínua melhoria da qualidade do ar e das águas da nossa Ria”.