Festival do Bacalhau abre portas ao final da tarde no Jardim Oudinot.

2015-08-12 08:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival do Bacalhau investe 230 mil euros na edição de 2015 e reafirma a aposta no mercado Ibérico. A partir de hoje e até domingo, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, promete atrair milhares de visitantes. Considerado o “maior” Festival do Bacalhau do país, o encontro cultural e gastronómico abre portas às 17h30. Após a sessão de abertura, começam a decorrer no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, mais de cem atividades, que se realizarão de manhã à noite, intercaladas com a “obrigatória” passagem por uma das dez “tasquinhas” de bacalhau.

A animação começa no Palco Ria, situado junto ao Navio Museu Santo André, com o concerto dos Tape Junk, às 18h00, seguido da atuação do Ensemble Banda Música Nova e do baile folk dos Bailómondo.

No Pavilhão Terra e Mar, às 21h00, o Chef André Lopes realiza o primeiro showcooking do evento, numa parceria com o Continente. Nos restantes dias, às 21h00, é a Teka que leva os chefs à cozinha, com destaque para a presença do Chef Augusto Gemelli, no dia 14; do Chef Miguel Oliveira, no dia 15; e da Chef Luísa Ginouliac, no dia 16.

Às 22h00, no mesmo local, é possível degustar Folar de Vale de Ílhavo com espumante da Bairrada. Também às 22h00, no Palco Principal começa o primeiro grande concerto do Festival, com Rouxinol Faduncho.

O bacalhau, o pão e o folar de Vale de Ílhavo, o azeite, o sal e o vinho da Bairrada são os principais ingredientes de uma viagem de sabores, que dura cinco dias. De quinta-feira a sábado, há quatro showcookings por dia: às 14h00, às 17h00, às 18h30 e às 21h00, com a particularidade de às 18h30 ser exclusivo a chefs “de palmo e meio”, uma das novidades da edição 2015 do Festival.

Neste espaço, ouve-se também falar do mar com a apresentação de livros sobre o Mar, como “Ecos do Grande Norte – Recordações da Pesca do Bacalhau”, uma obra de Valdemar Aveiro. A vertente cultural está reforçada com a exposição “Cartazes da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau”.

Este ano a habitual mostra de Artesanato realiza-se numa tenda adjacente. E haverá venda de bacalhau e derivados no local. Uma das novidades anunciadas pela organização que pretende afirmar o Município no país e em Espanha pela sua tradição associada à pesca do bacalhau (com áudio).