Feriado Municipal de Ílhavo distingue funcionários municipais e empreendedores.

2015-04-06 09:13

Categoria: 

Concelho: 

O dia de Feriado Municipal de Ílhavo coloca funcionários municipais e empresários em destaque na entrega de condecorações. O programa arranca às 10h45 com o Hastear das Bandeiras e a presença da Banda Filarmónica Gafanhense. Segue-se, às 11h00, a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal e entrega das condecorações honoríficas municipais.

Os distinguidos são Augusta Eduarda Tróia Monteiro por 32 anos de carreira (Medalha de Dedicação em Vermeíl); Frederico Silva (a título póstumo) com a Medalha de Dedicação em Prata por 20 anos como funcionário da Câmara Municipal de Ílhavo; António Rodrigues Carlos Novo, fundador da Jocar e da Motofil, com a Medalha do Concelho em Ouro e a empresa BeeVeryCreative, responsável pela primeira impressora 3D, com a medalha do Concelho em Vermeíl.

À tarde, às 17h30, destaque para a inauguração da exposição “Os Ílhavos na Grande Guerra” patente no Centro Cultural de Ílhavo. Homenagem aos ilhavenses que combateram na I Grande Guerra Mundial. Esta exposição, patente no Centro Cultural de Ílhavo até ao próximo dia 31 de outubro, faz uma contextualização da Guerra em termos mundiais, nacionais mas, sobretudo, municipais.

Durante os últimos meses o Centro de Documentação desenvolveu uma pesquisa intensiva nos Arquivos Geral do Exército, Arquivo Histórico Militar, Arquivo Histórico Ultramarino e Histórico da Marinha, para saber quem foram os ilhavenses que estiveram ligados ao conflito.