Federação de Bombeiros alerta deputados do PSD para dificuldades.

2015-05-14 19:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro mantiveram uma reunião de trabalho com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e a Lei de Financiamento dos Bombeiros foi uma das questões abordadas, a par do desejo de uma tipificação dos subsídios dos bombeiros em função do risco. A mudança da lei que rege o transporte de doentes também esteve em debate.

No essencial, para prestar este serviço é obrigatória a participação em concurso, no qual os bombeiros não concorrem em igualdade de circunstâncias com outras entidades. Este serviço foi, anos a fio, uma importante fonte de receita, que, desaparecendo, poderá ter consequências graves.

Os participantes na reunião abordaram, igualmente, questões de ordem fiscal, como o IVA dos combustíveis e das reparações, assim como o pagamento de portagens. A FBDA chama a atenção para o facto de as associações de bombeiros estarem impedidas de deduzir o IVA das carrinhas e das ambulâncias, do combustível, dos serviços, da manutenção, o que é permitido aos operadores privados.

 O equipamento de proteção individual dos “soldados da paz” – suportado em metade pelas entidades regionais e outra metade pelo estado – foi outro tema analisado. Foi dada nota de atrasos a nível de procedimentos, com consequente demora nos pagamentos, de cuja parte ainda está por liquidar. Os bombeiros veriam com agrado que o pagamento se consumasse antes do início da época de incêndios.