'Falta concretizar verdadeiro activo económico que o mar representa' - Ulisses Pereira.

2015-04-14 17:47

Categoria: 

Concelho: 

O deputado aveirense Ulisses Pereira, coordenador do PSD na Comissão de Agricultura e Mar, reiterou esta terça-feira a importância da economia azul para Portugal, lembrando que "falta concretizar o verdadeiro ativo económico que o mar representa". O deputado aveirense falava numa conferência/debate que teve em lugar em Bruxelas, organizada pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar.

Na sessão elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo atual secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, citando em especial a Estratégia Nacional para o Mar 2013/2020 e a lei de bases de ordenamento e gestão do espaço marítimo, "que obteve um largo consenso na Assembleia da República".

O parlamentar social democrata reiterou, na ocasião, a posição do Parlamento Português de recusa do regulamento que pretendia promover a pesca com redes de deriva, bem como a necessidade da Comissão reconhecer especificidades nacionais, como é o caso da arte xávega, e as questões relacionadas com a comercialização o primeiro lance. "O crescimento pelo Mar é ímpar. Saibamos aproveitá-lo" – concluiu Ulisses Pereira.

Neste debate participaram deputados do Parlamento Europeu e da Assembleia da República, membros da Comissão Europeia, consultores de um amplo conjunto de Países, e representantes de organizações não governamentais, em particular da área do Ambiente.