Exportação de ovos-moles por ultra-congelação já é possível e mantém certificação IGP.

2015-10-06 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Era o passo que faltava no processo de internacionalização de ovos-moles de Aveiro. O Jornal Oficial da União Europeia publicou a alteração ao caderno de especificações de uma denominação inscrita no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas para os Ovos Moles de Aveiro garantindo a abertura à exportação por método de ultra-congelação.

O produto Ovos Moles de Aveiro (Indicação Geográfica Protegida) está no mercado como produto qualificado desde 1 de Julho de 2010 mas existiam obstáculos à internacionalização do produto, sendo a validade do produto o principal. Foram efetuados estudos para verificação que estas alterações introduzidas ao Caderno de Especificações não comprometiam a IGP. Com o fecho do processo ficam garantidas condições para a exportação.

Do pedido de alterações consta a alteração da validade do produto, através da ultracongelação do mesmo, que permitirá aceder a mercados longínquos. No mercado europeu pretende-se iniciar a comercialização do produto ultracongelado de uma forma efetiva na diáspora portuguesa.

A Associação de Produtores, que agrupa 38 produtores, fala em desafio a toda a fileira e às entidades envolvidas mas realça o “potencial crescimento socioeconómico”.

“Está é mais uma etapa aliciante, exigente, de levar o produto a novos mercados, que em conjunto traçámos para que os Ovos Moles de Aveiro permaneçam como referência da gastronomia conventual portuguesa, sem descurar o essencial, o saber fazer, a tradição e o respeito por quem os produz e os aprecia”.