Executivo de Oliveira do Bairro aprova orçamento de 19 milhões em ano de contração.

2017-12-18 18:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo do Município de Oliveira do Bairro aprovou “As Grandes Opções do Plano e Orçamento e Mapa de Pessoal” para 2018.

A proposta do Executivo do Município de Oliveira do Bairro, que será ainda submetida à Assembleia Municipal para votação, foi aprovada com os votos a favor dos autarcas eleitos pelo CDS e da vereadora independente Susana Martins, e com duas abstenções dos vereadores do PSD e o voto contra do vereador do UPOB.

O documento apresenta um orçamento para o próximo ano no valor de 19.426.712€, menos cerca de 1.700.000€, do que o aprovado para 2017, que reflete a adequação da estratégia a “constrangimentos orçamentais verificados e compromissos assumidos no mandato anterior que obrigam a moderar” a ação do Executivo em funções há cerca de dois meses.

No documento, o Executivo liderado por Duarte Novo afirma que ainda que “não seja possível a implementação, desde já, de muitas das ações pensadas e preparadas na base eleitoral que elegeu este Executivo, não podemos deixar de afirmar que essas ficarão apenas à espera da oportunidade para a sua concretização, seja pela libertação de meios seja pela oportunidade de financiamento comunitário”.

A prioridade está colocada no crescimento económico, o emprego, qualidade de vida e educação. “Move-nos o equilíbrio financeiro, assente no rigor e na eficiência, com vista à implementação de uma série de ações e investimentos, que tragam uma autarquia mais amiga do investidor, do trabalhador e do munícipe”, acrescenta o autarca.

Na conclusão do documento, Duarte Novo refere que se vive “um tempo de mudança, marcado pela herança do passado recente e pela incerteza conjuntural”, mas a “vontade firme de fazer mais e melhor e a certeza inabalável do caminho que queremos seguir, permitirão um mandato de transição para novas políticas e para um futuro melhor”.

No âmbito dos compromissos assumidos no anterior mandato, mormente os definidos no “Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), estão previstos para Oliveira do Bairro investimentos na reabilitação e ampliação da EB2.3 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, cuja execução iniciar-se-á em 2018, na implementação de medidas de eficiência energética nas Piscinas Municipais e ainda no Centro de Saúde – Extensão da Palhaça e na Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, projetos que, apesar de não terem financiamento comunitário assegurado, são considerados prioritários para o atual Executivo Municipal, seja na procura desse financiamento, seja na sua execução.

O plano para 2018, prevê ainda a continuidade das 12 ações previstas no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Oliveira do Bairro (cidade), a intervenção no Parque Subterrâneo e o acesso da Praça do Cruzeiro ao Edifício da Junta de Freguesia e o Pavilhão Desportivo, na Freguesia de Oiã, o Estudo Urbanístico do Rebolo (Palhaça), a criação de infraestruturas para a Feira de Bustos, na União de Freguesias de Bustos Troviscal e Mamarrosa (UFBTM), e os já referidos Centro de Saúde – Extensão da Palhaça e Unidade de Saúde Familiar da UFBTM.

No âmbito do Desenvolvimento Económico, a proposta prevê a criação de condições para a captação de investimentos nacionais e estrangeiros, “que tirem partido da situação geográfica privilegiada do Concelho”, requalificando e expandindo as zonas industriais.

O documento defende ainda como “prioritária a elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico, Promoção do Investimento, do Emprego e do Empreendedorismo”.