Executivo apresenta novo plano de estacionamento tarifado da cidade de Aveiro.

2014-11-20 13:48

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro aprovou o novo Plano de Estacionamento Tarifado da Cidade de Aveiro que entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2015. Entre as principais medidas salienta-se a alteração do horário pago que vai das 9h00 às 20h00. Além dos domingos e feriados também os sábados passam a estar isentos.

Quanto ao modelo assenta na criação de três parques de “longa duração” (na zona da Forca, junto aos antigos SMA; junto ao INDESP; e no Parque de estacionamento junto ao Hospital), com tarifa diária de 1 euro, disponibilizando 369 lugares.

A autarquia salienta a diminuição do número de lugares de estacionamento onde se realiza a cobrança da tarifa máxima, criando 8 zonas de estacionamento (por ajustamento das 13 existentes), sendo 4 localizadas no centro urbano (cuja tarifa máxima será de 0,80€/hora, disponibilizando 1138 lugares de estacionamento) e 4 localizadas nas zonas limítrofes (cuja tarifa máxima será de 0,40€/hora, que disponibilização mais 787 lugares de estacionamento).

Há, ainda, ajustamento das áreas de estacionamento pago, colmatando pequenos espaços vazios dentro das zonas definidas, e eliminação do parqueamento pago nas Ruas Dr. António da Rocha Madail, José Pereira Tavares e Prior Manuel Fernandes (nas Barrocas) e nas Ruas Dr. Orlando de Oliveira e Lauro Curado (na Forca).

A autarquia explica que pretende organizar a gestão do estacionamento apostando na redução do “estacionamento ilegal e desordenado no centro da Cidade em cerca de 50%”, implementando “uma política com diferenciação de tarifas de acordo com o nível de procura, potenciando a transferência modal para os modos suaves em especial nas distâncias mais curtas”.

Durante as próximas seis semanas haverá ações de informação e sensibilização dos Cidadãos, ações de fiscalização concertada entre a MoveAveiro e a PSP. E a autarquia anuncia também ações em nome da “tranquilidade e segurança” dos Cidadãos utilizadores das áreas de estacionamento, o que poderá pressupor atenção especial à questão dos arrumadores.

O Plano de Estacionamento prevê também a atribuição do cartão do distintivo especial “cartão de residente”, “cartão residente avençado”, “cartão morador” e “cartão de instituição”, cujos efeitos acontecerão a partir do dia 1 de janeiro de 2015.

As medidas agora anunciadas surgem como resposta ao aumento da circulação viária na zona central da Cidade. A autarquia diz que “torna-se necessário introduzir novas medidas e soluções de forma a disciplinar a circulação e o uso automóvel, privilegiando o transporte coletivo, potenciando o uso dos modos suaves de deslocação”.