"Eu não quero perder a TAP” - Joaquim Sarmento.

2020-05-01 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O economista do PSD que é “ministro sombra” de Mário Centeno defende que o Estado não deve deixar cair a TAP.

Joaquim Sarmento defendeu a importância da companhia aérea de bandeira numa conferência online realizada pela distrital e Aveiro.

Numa sessão que contou com cerca de 100 pessoas, num registo informal, foram várias as questões colocadas aos dois oradores.

Para Joaquim Miranda Sarmento, é urgente uma nova arquitetura na UE, defendendo a mutualização da divida com limite até 60% do PIB.

Sobre a possibilidade do Estado português perder participações sociais em algumas empresas, foi taxativo. “Eu não quero perder a TAP”.

Referiu ainda a importância dos “clusters” e da captação do investimento direto estrangeiro para o desenvolvimento futuro da nossa economia.

 Já Fernando Alexandre, também Professor Universitário, assinalou que Portugal tem um dos melhores sectores de distribuição do mundo, o que oferece alguma tranquilidade para atravessar este período. Quanto à economia nacional referiu que em face da crise seria essencial apresentar respostas ao nível do investimento e da poupança.

Foi a este propósito que recordou que as famílias portuguesas são aquelas que apresentam os piores níveis de poupança na europa.

Já quanto a Aveiro, passou uma mensagem positiva, acreditando que o facto desta região ser a segunda mais relevante na indústria transformadora no pais, poder ser uma alavanca no combate à crise económica.