"Eu não quero matar cães ou gatos" - Ribau Esteves. Assembleia de Aveiro encheu-se de munícipes em defesa dos animais.

2017-04-08 00:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves está 'ao lado' da Lei que proíbe o abate de animais (cães e gatos) nos Canis mas, fala em ausência de condições financeiras para que as autarquias possam "sustentar a situação".

"Aqui ninguém quer matar cães", disse, esta noite, na Assembleia Municipal de Aveiro, perante uma plateia cheia de munícipes que estavam preocupados com a possibilidade de "abate de animais".

"Não vale a pena transformar isto nos bons e maus, nos que matam ou não os cães. Ninguém aqui quer matar os cães", vincou, perguntando "quem sustenta" um animal durante 16 anos num Canil. (com áudio)

Este foi um dos temas abordados no período antes da ordem do dia da AMA. Dezenas de voluntários ligados à proteção de animais, compareceram na sessão desta noite. Maria das Neves Oliveira usou da palavra, em nome do grupo 'popular'.

"Os cães vadios foram abandonados por pessoas que tem de ser responsabilizadas pelo seu acto. Os cães são seres vivos dotados de sensibilidade. É urgente adotar campanhas de esterilização e de sensibilização de pessoas, para este problema. A Câmara de Aveiro deve decidir-se pela construção de um Centro de Recolha Oficial de animais", frisou.

Os partidos com assento na AM, reclamam soluções. Filipe Neto Brandão fala em “conquista civilizacional" com a lei aprovada por unanimidade e espera que Aveiro não se coloque numa “perspetiva retrógrada”.

Os partidos de Esquerda insistem que é necessário trabalhar em soluções para acomodar os animais e sensibilizar os cidadãos para os cuidados a ter com cães e gatos. Dizem que já se perdeu muito tempo numa questão nuclear.