Estudo Prévio do Projeto de Qualificação do Rossio garante viabilidade técnica da 'cave de estacionamento'. (notícia actualizada às 22h16)

2019-01-03 17:25

Categoria: 

Concelho: 

Os estudos de geotecnia no Rossio “confirmam a possibilidade técnica de construção do estacionamento em cave, usando a técnica das paredes moldadas na contenção periférica como a mais fiável para garantir uma execução mais rápida e risco muito reduzido ao máximo tecnicamente possível”.

Os estudos realizados no Rossio confirmaram “a possibilidade técnica”. Garantia dada por Ribau Esteves, num comunicado enviado à Redacção Terra Nova, sobre o estudo prévio do projecto de qualificação do Rossio, “depois de terem sido terminados os vários estudos de base, ponderados os vários contributos recebidos de cidadãos, e debatidas opções com a Câmara Municipal”, diz.

As áreas verdes aumentam relativamente ao que existe actualmente.

A prospecção arqueológica realizada em simultâneo com os estudos geotécnico e de tráfego “confirmou a presença das fundações da Capela de São João (do século XVII), tendo sido terminados os trabalhos necessários para esta fase de projecto, ao mesmo tempo que a DRCC (Direcção Regional de Cultura do Centro) solicitou a suspensão dos trabalhos por discordar de alguns dos métodos de prospecção utilizados pelo arqueólogo responsável pelo trabalho”.

A redução do tráfego nas ruas adjacentes ao Rossio em cerca de 40% é objectivo de futuro. Pretende-se uma gestão de tráfego "mais condicionada”, optando-se pelo sentido único entre as Pontes e o Rossio.

O projecto contemplará uma área central para acolher festas populares.

A opção pela construção de um Parque de Estacionamento Subterrâneo, apesar das críticas de vários Partidos e Associações permanece. O Parque terá, eventualmente, capacidade para 263 lugares, com uma entrada do lado da Rua João Mendonça.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua a execução do Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), "numa operação integrada de qualificação urbana com sustentabilidade ao nível da mobilidade e da qualidade urbana ambiental e socialmente equilibrada".

Uma boa parte desses investimentos são financiados pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, tendo o PEDU da Cidade de Aveiro, sido um dos projetos melhor classificados em termos de avaliação de qualidade na Região Centro.