"Estou a fazer 70 anos mas não está nos meus planos deixar-me envelhecer" - Carlos Borrego.

2018-06-26 09:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Carlos Borrego conclui a carreira académica com a jubilação mas diz que vai continuar ativo e aproveitou a despedida para dar uma "aula" à classe política sobre planeamento urbano e gestão de projetos.

Carlos Borrego é Professor Catedrático de Engenharia do Ambiente na Universidade de Aveiro. Há mais de 40 anos que trabalha no domínio do ambiente, tendo vindo a representar Portugal em várias organizações científicas internacionais.

Deixou testemunho sobre temas atuais e não se furtou a falar da avenida Dr. Lourenço Peixinho deixando uma nota sobre a importância de procurar conhecimento técnico que sustente as intervenções.

Lembra que não tendo a melhorar orientação para dispersar as partículas, é possível melhorar a qualidade do ar com menos carros e mais espaços verdes.

O professor do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA e antigo Ministro do Ambiente deu nome ao anfiteatro do DAO que assim perpetua a memória do homem que esteve na origem da afirmação de Aveiro no domínio da engenharia ambiental.

Na hora da homenagem, Borrego anunciou que vai manter-se cidadão ativo e docente disponível para trabalhar as áreas de conhecimento (com áudio)

Teresa Patrício Gouveia que passou pela pasta do ambiente no Governo recorda um homem que exerceu em tempos exigentes, na mudança de paradigma e que trabalhou por um país ambientalmente sustentado. Foi o tempo do surgimento do Ministério e da sua estruturação e da expansão das redes de água e saneamento em Portugal (com áudio)

O Reitor Paulo Jorge Ferreira elogia o trajeto do homem que se confunde também com o trajeto da academia aveirense na área do ambiente (com áudio)