"Este prémio transforma o Museu Vista Alegre, a partir de agora, num Património da Europa” - Fernando Caçoilo.

2018-10-10 07:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo enaltece a vitória do Museu Vista Alegre nos Prémios RegioStars 2018

A candidatura apresentada, que se perfilou com uma das 21 finalistas, incidiu na Requalificação e Ampliação do Museu da Vista Alegre, projeto percursor de toda a requalificação do chamado “Lugar da Vista Alegre”, em Ílhavo.

O Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, presente na cerimónia de entrega dos prémios, congratulou-se pela conquista, pelo Museu Vista Alegre deste importante prémio europeu, reconhecendo “a importância que esta distinção tem para a afirmação cultural, patrimonial, económica e turística do Município, face ao indiscutível papel empresarial, económico e social que a Vista Alegre e a sua história representam”.

Além disso, Fernando Caçoilo não quis deixar de “felicitar a Vista Alegre e o Grupo Visabeira, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), a Direção Regional de Cultura do Centro, a Turismo Centro Portugal e toda uma equipa empresarial e municipal que se envolveu com forte empenho e dedicação, quer no projeto de reabilitação do Museu, em 2010, quer na presente candidatura e que resultou na conquista do importante prémio RegioStars2018 e que transforma o Museu Vista Alegre, a partir de agora, num Património da Europa”.

O Museu Vista Alegre é guardião de um acervo que testemunha quase dois séculos de vida da marca e da empresa, incluindo a componente social de vanguarda que a Vista Alegre sempre assumiu ao longo da sua história. Componentes como o Teatro, a Filarmónica, o Futebol ou os Bombeiros são apenas exemplos de algumas das várias áreas indissociáveis da história da marca.

O trabalho realizado contemplou a área mais visível do espaço museológico, mas também teve uma componente menos percetível na intervenção de conservação, restauro, estudo, pesquisa, catalogação e aquisição de peças, que permitiram constituir um acervo já estudado de cerca de 40.000 peças, tornando-o um dos maiores do mundo no seu género.

Os prémios europeus RegioStars identificam e valorizam as boas práticas ao nível do desenvolvimento regional e destacam projetos originais e inovadores.

Fernando Caçoilo considera que está dado um sinal de confiança pela parceria entre investimento público e privado deixando uma mensagem aos decisores que, muitas vezes, olham com desconfiança para essas apostas (com áudio)

Na mesma linha, o autarca admite que esse reforço da confiança deve permitir mais agilidade e menos burocracia (com áudio)