Estarreja garante apoio de 150 mil euros a Unidade de Cuidados Continuados de Avanca.

2017-07-14 10:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja garante 150 mil euros à Unidade de Cuidados Continuados Egas Moniz que funciona desde Outubro de 2014.

O acordo foi firmado e garante o pagamento faseado em três tranches. A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração Egas Moniz, com capacidade para 28 utentes, é um projeto do Centro Paroquial e Social de Avanca.

Diamantino Sabina sublinha “a perseverança e capacidade de mobilização e concretização do Padre José Henriques Silva, que resulta nesta enorme obra social que foi construindo em prol do bem-estar da nossa comunidade e em particular dos Avancanenses, merecem todo o reconhecimento e apoio da Câmara Municipal”.

Também a comunidade Estarrejense reconheceu a valia do trabalho desta instituição quando “em 2015, no âmbito do Orçamento Participativo Municipal, votou em massa no projeto da Unidade de Cuidados continuados, garantindo mais 50 mil euros de apoio da Câmara Municipal”.

O investimento financeiro para a concretização desta obra é de 2,9 milhões de euros, financiado com 750 mil euros por protocolo celebrado entre o Centro Paroquial e Social de Avanca e a Administração Regional de Saúde do Centro, correspondendo a um autofinanciamento no valor de 2,15 milhões de euros.

Para que a construção da Unidade de Cuidados Continuados esteja já concluída e em pleno funcionamento, a dívida do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca ainda é avultada, nomeadamente dívidas com particulares e com a própria Paróquia.