Estarreja e Quissico celebram acordo de geminação.

2016-05-13 14:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja e Quissico criam as condições para instituir um acordo de amizade e cooperação. Integrando uma missão empresarial, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, formaliza esta semana em Moçambique o compromisso de geminação com Quissico. Como forma de celebração, irá entregar material escolar e equipamento desportivo.

O autarca estarrejense desloca-se a Moçambique no âmbito de uma missão empresarial promovida pela Associação Cultural Luso-Moçambicana, estando prevista a passagem por Maputo e Quissico.

O primeiro momento de aproximação aconteceu em Estarreja, em outubro de 2014, durante a visita de uma delegação de Moçambique que integrou o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, e o Presidente do Município de Quissico, Abílio Paulo, lançando as sementes para a geminação do município estarrejense com Quissico. A visita contribuiu para estreitar relações internacionais e diplomáticas com Moçambique, nomeadamente no setor empresarial e desenvolvimento económico com Maputo e de cooperação e desenvolvimento com Quissico.

A união que agora se vai estabelecer tem em consideração as afinidades históricas e culturais de Moçambique e Portugal e os laços de amizade que têm vindo a ser consolidados. Despontam ainda algumas semelhanças naturais entre os territórios, dada a existência em Quissico de lagunas de água salgada, com parecenças à paisagem do Baixo Vouga Lagunar, tendo o BioRia de Estarreja despertado o interesse do autarca Abílio Paulo.

O compromisso de geminação tem em vista a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos dois territórios de língua oficial portuguesa, bem como a melhoria das condições de vida das populações de Quissico.

Recém-criado em 2013 e situado no distrito de Zavala, Quissico apresenta carências, particularmente nas áreas da educação, desporto e ação social. Neste contexto, Diamantino Sabina lançou uma ação de solidariedade que foi muito bem acolhida por empresários locais, e que permitiu angariar material escolar, priorizando os 1º e 2º anos, e equipamentos completos para o clube de futebol local, que serão entregues nesta deslocação a Moçambique.