Estarreja é Município galardoado por boas práticas ambientais.

2015-10-22 10:35

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Estarreja foi distinguido pela 5ª vez pelas boas práticas sustentáveis. Atingiu índices ECOXXI superiores a 70% e está no grupo dos 43 municípios que foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI em 2015, num projeto que visa premiar as boas práticas de sustentabilidade nas políticas municipais.

O Município recebeu pelo 5º ano consecutivo o galardão da sustentabilidade, resultado da candidatura apresentada ao projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Tendo por base os objetivos da Agenda 21, este galardão procura, através de um sistema de 21 indicadores de sustentabilidade, avaliar o desempenho dos municípios em 13 temas chave (educação ambiental, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território).

Cooperação com a sociedade civil; conservação da natureza (biodiversidade e geodiversidade); conhecer, educar e divulgar; qualidade do ar e informação ao público; qualidade da Água para consumo humano; produção e recolha seletiva de resíduos urbanos; e valorização do papel da energia na gestão municipal são os itens de ponderação onde Estarreja se destaca de forma muito positiva.

Os mais novos também dão o exemplo e no mapa verde estarrejense, localizam-se este ano 6 Eco-Escolas. O galardão 2014/2015 foi atribuído no passado dia 15 de outubro, em Torres Vedras, à EBI Pardilhó, EB 2,3 Egas Moniz, EB1 do Mato, EB 2,3 Padre Donaciano, EB1 Visconde de Salreu e Escola Secundária. No dia em que se comemorou a Bandeira Verde Eco-Escolas foi reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde se insere.