Estarreja: Concurso de unidade de cuidados paliativos será lançado na próxima semana.

2015-02-10 18:56

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar Baixo-Vouga anuncia que está fechado o projeto da Unidade de Cuidados Paliativos de Estarreja e que será lançado o concurso para a construção da obra. São dados que resultam de uma reunião entre o conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga e o presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), tendo como objetivo assinalar a conclusão do projeto e calendarizar o concurso para a construção da Unidade de Cuidados Paliativos.

Esta unidade vai ser a primeira do distrito de Aveiro destinada ao tratamento de doentes com necessidade de cuidados paliativos, projeto que conta com 18 camas e que resulta num investimento de 900 mil euros por parte do Ministério da Saúde.

Este projeto foi anunciado a 29 de Julho passado, numa visita a Estarreja realizada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, mas provocou agitação nos meios políticos com o PS local a questionar o “esvaziamento” do hospital a troco de uma unidade de cuidados paliativos.

O concurso deverá ser lançado na próxima semana e abertura da unidade está prevista para o final do ano. “É um ganho muito importante para o Polo de Estarreja e que vem dar cumprimento ao Plano Estratégico do CHBV”, refere a administração.

Em agenda esteve também o projeto para a requalificação do Serviço de Urgência e do Campus Hospitalar do Pólo de Águeda. Este é também um trabalho de parceria com o SUCH, que é uma entidade pública de que o Centro Hospitalar Baixo-Vouga é sócio fundador.