Estarreja: Autarquia impõe regras apertadas aos empresários em cumprimento das regras da cerca sanitária de Ovar.

2020-03-22 20:38

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja dá 48 horas comerciantes e empresas que tenham trabalhadores de Ovar para adaptarem os seus negócios ao cerco sanitário que vigora em Ovar.

O Município liderado por Diamantino Sabina alerta para esse ajustamento possível até às 00H00 da próxima terça-feira, dia 24/03.

Essas empresas são desafias a proceder à reorganização dos seus serviços, de forma a reduzir ao mínimo indispensável esse grupo de pessoas e, na eventualidade de ser imprescindível o seu serviço, devem encontrar alternativas que impeçam a circulação entre os dois municípios, tais como hospedar essas pessoas no território do concelho de Estarreja.

“Findo esse prazo, não será permitida a passagem a pessoas ou veículos de Ovar para Estarreja ou o contrário, salvaguardando-se as situações expressamente previstas no Despacho que regula o Estado de Calamidade do Concelho de Ovar”.

A autarquia lembra ainda que será necessário impor medidas preventivas no campo da despistagem da doença.

“Para além da redução do contingente de trabalhadores provenientes de Ovar e das necessárias medidas de prevenção do contágio, estes trabalhadores deverão ser acompanhados próxima e diariamente, no sentido do despiste de contágio, salvaguardando-se ainda rigorosamente as regras emanadas pela DGS – Direção Geral de Saúde”.

Diamantino Sabina diz que “só assim, a cerca sanitária fixada no concelho vizinho de Ovar cumprirá a sua função de contenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19)”.

O autarca afirma-se preocupado com a situação uma vez que há uma tradicional forte ligação a Ovar e reforça que “temos que continuar atentos e cautelosos”.

Esta será semana para ações de higienização e desinfeção do espaço público, num plano de intervenção desenhado pela Câmara Municipal, com a colaboração das Juntas de Freguesia, que abrange ruas e locais de maior afluência, tais como junto a farmácias, superfícies comerciais ou centros de saúde.