Estarreja: Assembleia Municipal homenageia autarcas eleitos desde 1976.

2017-04-24 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Estarreja assinala o 43º Aniversário do 25 de Abril com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, onde serão distinguidos 12 autarcas eleitos desde 1976, ano em que se realizaram as primeiras eleições livres.

A Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Estarreja, liderada por Gonçalo Sarmento Costa, irá realizar-se pelas 18h00, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, tendo como ponto único na ordem de trabalhos a Comemoração do 43º Aniversário da Revolução de Abril.

Serão distinguidos os Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Estarreja, eleitos desde 1976 e ao longo de 10 atos eleitorais até 2009. As primeiras eleições democráticas para o poder local realizaram-se a 12 de dezembro de 1976, o dia em que estarrejenses puderam escolher, pela primeira vez em liberdade, os representantes para as autarquias.

Nesse ato eleitoral, foram eleitos Pinto da Silva, primeiro Presidente da Assembleia Municipal, e Maria de Lurdes Breu, primeira Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na era pós 25 de Abril.

Na presidência da Câmara Municipal de Estarreja, sucederam-se Vladimiro Silva e José Eduardo de Matos. A liderar a Mesa da Assembleia Municipal, estiveram Augusto Ferreira, Joaquim Marques, Casimiro Tavares, Carlos Tavares, Manuel Vaz da Silva, Alcides Sá Esteves e Marco Braga.