“A esquerda veio para ficar. O socialismo democrático tem ganho força em todos os concelhos do distrito de Aveiro” - Joana Sá Pereira.

2017-11-20 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Joana Sá Pereira apresentou, este sábado, em Arouca, a candidatura à presidência da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista com a aposta no reforço da "esquerda" no distrito.

Numa plateia composta por perto de uma centena de jovens socialistas de todo o distrito, marcaram ainda presença a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro.

A jovem, de 24 anos, defende que a JS deve “assumir-se como uma marca de afirmação política crítica do Partido Socialista, deve fomentar e cultivar a participação política enquanto espaço de cidadania aberta a todos os cidadãos e, não menos importante, deve ter a capacidade de ser a ousadia e a diferença, contribuindo decisivamente para a construção de uma sociedade livre e democrática.”

Joana Sá Pereira é Secretária Nacional da Juventude Socialista e membro do Secretariado da Federação Distrital de Aveiro da JS, liderada atualmente por Paulo Tomaz, que termina o mandato em dezembro. É ainda Presidente da Assembleia de Freguesia da Pampilhosa, tendo tomado posse no passado dia 19 de outubro.

Durante quatro anos liderou a Juventude Socialista na Mealhada, tendo-se despedido desta estrutura no passado dia 4 de Novembro. No associativismo estudantil, Joana Sá Pereira integrou a Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra e foi representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Na apresentação da sua candidatura recordou ainda o papel histórico político que o distrito de Aveiro teve no passado com o III Congresso da Oposição Democrática, em Abril de 1973.

“E é justamente esta importância que o distrito de Aveiro teve no passado, na luta por uma sociedade com igualdade de oportunidades, liberdade e justiça social, que queremos ajudar a recuperar. A esquerda veio para ficar. O socialismo democrático tem ganho força em todos os concelhos do distrito de Aveiro. Nas eleições autárquicas deste ano, o Partido Socialista reforçou o seu peso eleitoral em locais onde já era poder e conquistou à oposição mais duas Câmaras Municipais. A tendência de implantação do projeto socialista democrático é hoje uma forte realidade num distrito onde a esquerda tem sucessivamente vindo a ganhar importância.”

Na hora do lançamento da candidatura assumiu como desafio a preparação das Legislativas de 2019. “A consolidação de um Governo de Esquerda, que tem colocado Portugal na rota do crescimento devolvendo a esperança a todos e a cada um dos portugueses, envolver-nos-á para um compromisso de renovação dessa mesma confiança”.

Um desafio que é interno mas também europeu. “O desafio que hoje se coloca à social-democracia europeia é a refundação da Europa centrada nos objetivos do pleno emprego, da promoção do Estado Social e do combate às desigualdades sociais. Só seremos sociais-democratas, enquanto formos capazes de garantir emprego para todos, um Estado-Providência público, universal e de qualidade, diminuir as desigualdades sociais e a pobreza, defender os direitos das minorias, um desenvolvimento ambientalmente sustentável e aperfeiçoar e aprofundar a nossa democracia.”

A eleição ocorrerá no XIX Congresso da Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista que se realizará no dia 17 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro.