Espaço do Cidadão fez em 2017 mais mil atendimentos que em 2016.

2018-01-17 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Espaço do Cidadão do Município de Ílhavo assinala, esta quinta, os dois anos de atividade.

No seu segundo ano de atividade (até 31 de dezembro de 2017), o Espaço do Cidadão efetuou cerca de 4.000 atendimentos assistidos (efetivos e esclarecimentos), mais 1.000 que o período homólogo.

No topo dos serviços mais solicitados destaca-se a ADSE - Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (49%), a Agência para a Modernização Administrativa (34%) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (16%).

Integrado no Gabinete de Atendimento Geral, o Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento de mediação que congrega vários serviços de diversas entidades, onde o munícipe é atendido por pessoas formadas e credenciadas, designadas de Mediadores de Atendimento Digital.

São mais de setenta serviços que o munícipe encontra num só espaço, podendo, por exemplo, solicitar a revalidação da Carta de Condução, 2.ª via e substituição, entregar despesas da ADSE, efetuar a alteração de morada no Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, fazer o pedido de chave móvel digital, entre tantos outros.

Neste espaço são, assim, disponibilizados serviços da ADSE, do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do ISS - Instituto da Segurança Social, da CGA - Caixa Geral de Aposentações, do IMT, da AMA, e ainda do Gabinete de Apoio ao Emigrante e do Serviço Municipal de Informação ao Consumidor.

O Espaço do Cidadão funciona de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00 (aberto à hora de almoço).