Espaço do Cidadão de Ílhavo efetuou 3 mil atendimentos em 2016.

2017-01-17 14:45

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O Espaço do Cidadão de Ílhavo celebra, esta quarta, o primeiro aniversário no seguimento de um Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Agência para a Modernização Administrativa.

No seu primeiro ano de atividade, em 2016, o Espaço do Cidadão efetuou cerca de 3.000 atendimentos assistidos (efetivos e esclarecimentos).

No top dos serviços mais solicitados destaca-se a ADSE - Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (51%), o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes (24%) e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa (20%).

Integrado no Gabinete de Atendimento Geral, o Espaço do Cidadão é um ponto de atendimento de mediação que congrega vários serviços de diversas entidades, onde o munícipe é atendido por pessoas formadas e credenciadas, designadas de Mediadores de Atendimento Digital, cuja função é servir melhor o cidadão, proporcionando-lhe um modelo de atendimento mais conveniente, rápido e cómodo.

São mais de setenta serviços que o munícipe encontra num só espaço, podendo, por exemplo, solicitar a revalidação da Carta de Condução, 2.ª via e substituição, entregar despesas da ADSE, efetuar a alteração de morada no Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, fazer o pedido de chave móvel digital, entre outros.

Neste espaço são, assim, disponibilizados serviços da ADSE, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do Instituto da Segurança Social, da Caixa Geral de Aposentações, do IMT e da AMA.

Este primeiro aniversário ficará marcado pelo arranque, em fevereiro, de mais serviços: porta 65 jovem e Registo Criminal, sendo que os atendimentos efetuados no âmbito do Gabinete de Apoio ao Emigrante e do Serviço Municipal de Informação ao Consumidor passarão igualmente a ter lugar no Espaço do Cidadão.

O Espaço do Cidadão funciona de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h00 (aberto à hora de almoço).