Escolas do Centro apresentam projetos de ideias de negócio.

2015-06-26 09:04

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove, esta sexta, o “Concurso Regional de Ideias de Negócio ’15 nas escolas”. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor 2015” entre os representantes das Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem. Os prémios serão entregues pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Durante o ano letivo 2014/2015, várias escolas básicas, secundárias e profissionais, impulsionadas pelo Programa Mais Centro, promoveram ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a forte colaboração das CIM.

De Aveiro a concurso está a odeia de Negócio Garbage collect optimizer (GCO). Este projeto tem como objetivo criar um mecanismo de gestão e organização na recolha do lixo gerado pela população. Visa a criação de mapas dinâmicos de recolha do lixo mediante o estado de cada contentor, privilegiando os contentores cheios em detrimento de outros. Torna essa recolha objetiva incidindo nos pontos que realmente necessitam dessa operação.

A otimização da recolha permite economia de energia (combustível), com consequente redução de emissão de CO2, níveis sonoros e desgaste mecânico do sistema, com vantagens acrescidas para a saúde pública. 

Este encontro decorre em Coimbra esta sexta-feira.