Elevadores do Centro de Saúde de Ílhavo em mau estado vão sofrer intervenção.

2016-06-22 12:35

Categoria: 

Concelho: 

A direção do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga afirma que não há motivo para alarme na utilização dos elevadores no Centro de Saúde de Ílhavo e admite que na próxima semana os dois elevadores estejam reparados e a funcionar em perfeitas condições. O tema foi levantado depois de queixas da população devido à avaria de um dos equipamentos e à falta de manutenção do segundo elevador que restava em operação.

Num edifício construído em altura, com serviços colocados em vários pisos, os elevadores são essenciais para crianças em carrinho de bebé, idosos ou pessoas com deficiência. Os utentes falam em equipamentos em “péssimo estado” com um dos elevadores em “estado precário” e outro inativo.

Segundo relatos vindos a público, na semana passada um utente que se deslocava em cadeira de rodas terá ficado retido duas horas no 1º piso e depois foi transportado em braços pelas escadas.

Fonte do Agrupamento de Centros de Saúde garante que a demora esteve colocada nos procedimentos do concurso mas há “luz verde” para a recuperação dos equipamentos. E lembra que a inspeção aos elevadores é rigorosa tanto em equipamentos particulares como nos edifícios públicos.

Adjudicada a obra, a manutenção está agora dependente da rapidez da empresa que irá substituir peças. “Talvez na próxima semana seja possível ter os dois elevadores recuperados”.

O agrupamento abordou ainda o quadro de infiltrações de água na USF Beira Ria e Atlântico Norte na Gafanha da Nazaré. Depois de um Inverno marcado por degradação de equipamentos e da qualidade do ar, o espaço foi intervencionado ao nível da cobertura e da rede de esgotos e, agora, prepara o concurso para o arranjo de interiores e portas.

“Foram recuperadas as platibandas e desimpedidos as tubagens de escoamento de água. Só agora iremos intervir nos interiores mas também neste caso dependentes dos tempos impostos pelas regras da contratação pública”.